Avançar para o conteúdo principal

.

Pesto

Há sabores tão simples e tão bons... Normalmente a base são ingredientes simples e o resultado final é muito mais do que a soma de todos os ingredientes que o compõem. São combinações únicas.

Assim o é o pesto, um molho italiano feito com manjericão, pinhões e queijo parmesão e cujo resultado final é aromático, versátil e delicioso. É daqueles ingredientes que tenho sempre pronto a usar, mesmo quando já não há manjericão. Sendo um ingrediente sazonal, aproveito quando está no seu ponto máximo, na sua época alta e faço pesto para congelar e usar quando preciso. É tão simples que não há explicação para comprar já feito, cheio de corantes e conservantes e ingredientes difíceis de pronunciar. 

A receita original leva apenas manjericão, mas esta minha versão, menos acre, leva também rúcula. Assim como em vez de usar apenas pinhões, uso uma mistura de amêndoas e pinhões em partes iguais. Se preferir mantenha-se fiel à receita original, ou então combine da forma como preferir, na quantidade dos ingredientes que tem em casa, mantendo apenas a relação na quantidade de ingredientes. Ainda assim, vá provando e ajustando os sabores até estar no ponto que gosta.

Depois da receita feita e ter congelado uma porção não resisti e fiz uma receita muito simples, para um jantar rápido e ligeiro. A ideia não é original, há inúmeras receitas semelhantes pela blogosfera, a que junto esta minha versão que espero que contribua para o vosso plano de receitas semanal.

 


 

 
 
 Pesto e Zoodles com pesto e abacate

Ingredientes para o pesto:
- 30 gr de folhas de manjericão 
- 30 gr de folhas de rúcula 
- 30 gr de pinhões
- 30 gr de amêndoas em pele
- 80 gr de queijo parmesão ralado (usei grana padano)
- 90 gr de azeite
- 1 dente de alho grande
- 1/2 colher de chá de flor de sal
- 1 colher de sopa de sumo de limão

Ingredientes para os zoodles:
- 3 colheres de sopa cheias de pesto
- 2 abacates pequeno ou 1 grande
- 2 curgetes 
- uma mão cheia de tomates cherry 
- queijo parmesão ralado e pimenta preta moida no momento qb

Preparação do pesto:
Lave bem as folhas de manjericão e de rúcula e seque bem. Num robot de cozinhe coloque as folhas e o dente de alho e triture. Junte os pinhões, a amêndoa, o sal e o azeite e volte a triturar. Junte o queijo e o sumo de limão e triture até obter um molho cremoso. Se quiser um molho mais líquido adicione um pouco mais de azeite. Prove e retifique a quantidade de sal.

No frigorífico conserva-se por 5 dias. Se não for para utilizar logo, aconselho a congelar em covetes do gelo e retirar à medida que for utilizando. É muito pratico.

 
 
 

Preparação dos zoodles com pesto e abacate:
Com um spiralizador ou uma mandolina transforme duas curgetes grandes em zoodles. 

Abra os abacates, retire a polpa e esmague com um garfo. Junte o pesto e combine bem. Se preferir um sabor a pesto mais intenso. Adicione mais pesto.

Coloque uma frigideira ao lume e adicione os zoodles e o molho de abacate e pesto. Misture bem até ligar. Prove e retifique os temperos.

Distribua os zoodles com pesto e abacate nos pratos, moa um pouco de Pimenta preta, adicione os tomates cherry cortados ao meio e finalize com parmesão a gosto.

Simples e delicioso!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic