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Granola

Nunca me lembro de ter comprado cereais ou Granola. Desde sempre a fiz em casa e embora não fosse um ritual comer-se cereais com leite ou iogurte, sempre gostamos de petiscar a granola como um snack.

Uma das razões porque sempre fizemos Granola em casa foi porque a minha Joana sempre me pediu e é uma das que mais a consome. Adora passas e frutas secas, que coloco sempre, e que ela pesca entre um floco e outro.

Antes fazia com uma mistura de flocos de diversos cereais e tinha o cuidado de que fossem integrais. Hoje sei que o problema está na utilização de cereais, sejam eles mais ou menos integrais... 

Agora faço com aveia sem glúten, numa proporção substancialmente inferior à dos restantes ingredientes. Para uma Granola totalmente paleo substitua a chávena e meia de aveia sem glúten apenas por frutos secos e sementes. 

Esta é a versão cá de casa. Pelo menos esta semana... Andamos sempre a por e tirar ingredientes e ficam sempre únicas. 

Com esta Granola, ainda morninha fizemos um cheesecake aldrabado que ficam de chorar por mais... Em breve partilho convosco.

 

  

Granola
[um frasco de 1 litro]

Ingredientes:
- 1 chávena e meia de flocos de aveia sem glúten
- 1 chávena de mistura de nozes com cajus
- 1 chávena de mistura de amêndoas, avelãs e sementes de abóbora
- 1/2 chávena de lascas de coco ou coco ralado desidratado
- 1/2 chávena de mistura de passas, figos secos e ananás seco
- 1 colher de sopa de mel (opcional)
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- raspa de 1 laranja
- sumo de 1/2 laranja

Preparação:
Pré aqueça o forno a 160º. 

Coloque a aveia, os frutos secos e o coco num robot de cozinha e processe umas 5 vezes. O objetivo é obter pedaços de diferentes tamanhos. Distribua em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Junte o óleo de coco, o mel e o sumo de laranja e misture bem.

Leve ao forno por 12 minutos e findo o tempo misture. Volte a levar mais 12 minutos e volte a misturar. Deixe por mais 5 minutos e desligue. Delicie-se... O aroma e sabor a laranja é celestial.

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