Avançar para o conteúdo principal

.

Uma tarte de fruta

Já aqui referi o quanto privilegio sobremesas com fruta, especialmente no Verão. Uma apanha de amoras silvestres, num passeio nas redondezas de milfontes, acabou por me dar o mote desta tarte.

Ainda que o nome pareça pomposo, na verdade é uma tarte totalmente despretensiosa e rústica. Com muito pouca ciência ou dificuldade, mas com muito sabor. Ainda que a base tenha sotaque francês, os sabores são totalmente portugueses e bem caseiros e simples.

Não espere uma tarte particularmente doce. Na verdade, tentei que o sabor a fruta fosse mesmo o destaque, em complemento a uma base de tarte estaladiça e deliciosa.

Usei amêndoa ralada com o objetivo de secar um pouco o líquido que a fruta deita ao cozer. Se preferir pode usar farinha, pão ralado ou bolacha ralada.

Claro está que usei as frutas que aqui tinha, mas a imaginação é o limite e esta época do ano é rica em frutas deliciosas - nectarinas, pêssegos, cerejas, morangos, figos, hummmm

______________________

Galette de pêra e amoras


Ingredientes:


Para a massa:

- 200 gr de farinha

- 150 gr de manteiga sem sal bem fria

- 30 ml de água bem gelada

- 2 colheres de sopa de açúcar

- 1 colher de chá de canela

- 1/2 colher de chá de sal


Para o recheio:

- 300 gr de pêras

- 100 gr de amoras silvestres

- 30 gr de amêndoas laminadas

- sumo de limão qb

- açúcar qb

- 1 gema de ovo (opcional)


Preparação:

Comece pela massa. Coloque na Bimby a farinha, o açúcar, o sal e a canela. Pressione duas vezes no turbo, apenas para misturar os ingredientes. Junte a manteiga cortada em cubos e programe 10 segundos velocidade 5. Junte a água bem fria e programe mais 10 segundos velocidade 5.

Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal. Una, sem amassar demasiado, porque nesta fase a massa parecem migalhas. Coloque uma folha de papel vegetal por cima e estenda com o rolo da massa até obter uma espessura de mais ou menos 5 mm. O objetivo não é obter um aspecto redondo perfeito, mas antes algo rústico, por isso, não se preocupe em demasia se ficar meio oval ou recortado.

Coloque a massa no frigorifico por 15 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Lave bem as pêras, elimine o caroço e as pontas, corte em 8 partes e regue com sumo de limão (se preferir descasque as pêras). Polvilhe com açúcar a gosto (usei 1 colher de sopa) e metade da amêndoa ralada. Misture bem.

Tire o disco de massa do frigorifico e retire o papel vegetal de cima. Coloque a massa, com o papel vegetal para baixo, num tabuleiro. Distribua a pêra no centro da massa, em forma de flor. Coloque por cima as amoras e dobre as pontas da massa para dentro sem grande ciência ou disciplina. O objetivo não é tapar por completo.

Polvilhe com a restante amêndoa laminada.

Pincele a massa com a gema de ovo e polvilhe os rebordos com açúcar (usei cerca de 2 colheres de sopa).

Leve ao forno por 35 minutos ou até que a massa esteja cozida e com os bordos dourados.


Nota: caso não tenha Bimby não se preocupe. O objetivo ao fazer a massa é amassá-lá o menos possível. Assim, ou usa um outro robot de cozinha e vai pressionando de forma intermitente o pulse para que a massa ligue, ou, se usar as mãos, tente que estejam o mais frias possíveis e misture a massa até obter pequenas migalhas.

______________________

Receita inspirada no blog As aventuras de uma Mamã.

______________________

 

Comentários

  1. Ficou tão linda esta tarte Sónia! Eu também dou preferência às sobremesas com fruta e as amoras são das minhas frutas de verão preferidas. Apanhei imensas este verão e tenho-as congeladas à espera de serem usadas. A combinação das amoras com a pêra deve ser deliciosa, adorei a ideia. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto. Adoro sobremesas com fruta.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/mousse-de-biscoito-de-laranja.html

    ResponderEliminar
  3. Que belo aapecto!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que tarte gulosa!

    _________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha



    P.S.: Mal tenho tido tempo para o meu blog, quanto mais comentar os blogs que sigo... Por isso, lamento a minha ausência nos comentários.

    ResponderEliminar
  5. Gostei tanto desse aspecto bem rústico, que tentação!

    ResponderEliminar
  6. - Adoro amoras. São simplesmente divinas!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic