Avançar para o conteúdo principal

.

Tomate verde

Andava há que tempos para fazer este doce. Provei-o, a primeira vez, na Quinta do Chocalhinho de que já tive oportunidade de referir inúmeras vezes aqui no blog. Um turismo rural muito especial pois para mim tem o melhor pequeno almoço do mundo e arredores.

Numa das minhas estadias na Quinta serviram doce de tomate verde ao pequeno almoço. Na verdade, quando o provei, não fazia de todo ideia de que era feito o doce… Nem eu, nem o Mário que também adorou! Quando terminamos o pequeno almoço lá perguntamos de que era feito e ficamos estupefactos quando soubemos que era feito de tomate verde, aqueles tomates que acabam por cair antes mesmo de amadurarem. Na verdade, o doce era delicioso mas estava longe de imaginar que era feito com tomate. Sim, porque eu achava que não gostava de doce de tomate e o Mário tinha mesmo a certeza que odiava doce de tomate. Mas deste gostamos… Depois de perceber que a diferença tinha a ver com a maturidade do fruto, prometi a mim mesma experimentar fazer em casa esta maravilha que nos tinha arrancado tantos sorrisos.

E quando numa visita à praça de Benfica vi uns tomates maravilhosos, sabia que não iria perder a oportunidade de fazer este doce delicioso. E ainda bem que o fiz, tal qual me foi passado, porque é na verdade maravilhoso. Fiz alguns frascos com tomate mesmo verde e fiz uns outros com eles um pouco mais maduros. O sabor, a cor, é totalmente diferente (o mais maduro resultou num doce um pouco mais avermelhado como se pode ver nas fotos). Igualmente delicioso, mas incomparavelmente diferente do sabor de um doce de tomate vermelho, maduro. Desse não apreciamos. Se experimentarem contem, sim

______________________

Doce de tomate verde


Ingredientes:

- 3 kg de tomate verde

- 2,250 kg de açúcar

- sumo de 1 limão


Preparação:

Corte o tomate em meias luas finas e coloque num tacho. Cubra com o açúcar e o sumo de limão e deixe "marinar" por 8 horas.

Leve ao lume até obter o ponto desejado. Para verificar o ponto, deite uma colher de chá de doce num pires e deixe arrefecer. Passe o dedo no meio e verifique se fica uma estrada, isto é, se o doce não volta a juntar. Não se esqueça que o doce depois de frio também fica um pouco mais sólido. Tenha esse pormenor em atenção para que não fique com o doce demasiado duro.

Distribua o doce por frascos esterilizados e coloque-os com a tampa para baixo até arrefecerem.

_______________________

 

 

 

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic