Avançar para o conteúdo principal

.

Molho cervejeira

Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia.

Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado.

Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país. Ainda que os preços, em minha opinião, sejam acima da qualidade da comida que servem, a verdade é que são poucos os que deixam aquele molho no prato e enquanto o sorvem com pão ou batatas vão pensando "que raio tem este molho"… Pois abriram inúmeras cervejarias idênticas, em que a qualidade até é superior, em alguns casos, mas a Portugália continua a ser líder, pelo menos para já, graças ao ser famoso molho… Veremos até quando.

A receita que trago hoje não encerra nenhum segredo e desengane-se se acha que é igual ao molho da Portugália. Não é… É um molho caseiro, muito saboroso e que faz as delicias da malta cá de casa. Não é de fabrico industrial, não tem corantes nem conservantes, nem nos deixa a pensar de que será feito… Mas garanto-vos que vão comê-lo com a mesma vontade, até que o prato fique limpo.

Claro está, que como preferimos aves, a porco e vaca, usamos bifes de frango, mas pode adaptar ao gosto aí de casa.

____________________________

Bifes de frango com molho cervejeira

[serve 2 pessoas]

 

Ingredientes:

- bifes de frango qb

- 2 dentes de alho

- 1 folha de louro

- 1 colher de sopa de manteiga sem sal

- 100 ml de sagres boémia (ou outra cerveja)

- 100 ml de natas de soja (ou normais)

- 1 colher de chá de mostarda (de preferência com sementes)

- azeite qb

- sal qb


Preparação:

Tempere os bifes de frango com um pouco de sal. Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e os dois dentes de alho com casca pisados e aloure os bifes (a temperatura deve estar bem quente para que fiquem dourados por fora e macios por dentro, bastando passa-los 2 minutos de cada lado). Retire e reserve.

Coloque a manteiga, a folha de louro, a mostarda e a cerveja e com uma espátula, vá limpando a frigideira dos resíduos da caramelização da carne e que dão sabor ao molho. Assim que levantar fervura, deixe evaporar um pouco o álcool (cerca de 1 minuto) e junte as natas. Tempere se necessário com um pouco de sal e deixe evaporar um pouco.

Quando o molho tiver a consistência que gosta, sirva quente por cima dos bifes de frango.

Acompanhe com batatas fritas, grelos salteados ou outro acompanhamento da sua preferência.

________________________

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic