Avançar para o conteúdo principal

.

Pasteis de maçã

Tenho recebido todas as semanas maçãs rainetas do Prove. Adoro-as, são pequenas e suculentas. Mas por mais que goste de as comer assadas, todas as semanas acaba por enjoar.

Assim, esta semana apeteceu-me fazer algo diferente e lembrei-me de fazer uns pasteis. De uma assentada usava as maçãs e a massa Buitoni que estava perto de chegar à data de validade.

Ficaram muito além do esperado. A massa bastante estaladiça, o recheio com o travo ácido da maçã, os bocados de noz e amêndoa que se vão encontrando a cada dentada, hummmm. Perfeitos estes pasteis e na verdade muito fáceis de fazer!

Se quiser pode congelar o recheio e usar mais tarde. Uma maravilha!

________________________

Pasteis de maçã reineta

[fez 32]


Ingredientes:

- 2 embalagens de massa fina Buitoni

- 750 gr de maçãs reinetas

- 300 gr de açúcar

- 40 gr de água

- 70 gr de amêndoa

- 70 gr de nozes

- raspa de 1limão

- 1 colher de chá de canela

- 1 gema de ovo


Preparação:

Descongele a massa à temperatura ambiente.

Descasque e descaroce as maçãs e corte em pedaços pequenos. Leve ao lume, muito brando, deixando-a cozer muito lentamente. Não necessita de líquido mas vá estando atento para evitar que queime o fundo.

Depois de cozida, esmague grosseiramente com um garfo. No meu caso rendeu 350 gr de puré de maçã e as medidas de açúcar e de água foram definidas a partir desse peso. Se obter mais ou menos quantidade de puré, faça uma regra três simples para os restantes ingredientes.

Num robot de cozinha pique a amêndoa e a noz (usei a Bimby 3 segundos, velocidade 5) e junte à maçã reservada. Junte a canela e a raspa de limão.

Num tacho coloque o açúcar e a água e deixe ferver até obter um ponto de fio leve (4 minutos, mais ou menos, a ferver). Não mexa a calda, caso contrário, o açúcar vai solidificar.

Nesse momento junte à calda a mistura de maçã e frutos secos e mexa bem. Deixe cozinhar mais uns 5 minutos para o creme secar bem, já que a maçã tem humidade. Deixe arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 200º.

Usei massa Buitoni porque é muito prática e fantástica em termos de resultados finais. A massa vem já cortada em círculos, separados por quadrados de papel vegetal. O que facilita, e muito, esta receita. Pode encontrar esta massa junto à área de congelados dos supermercados, junto às pizzas e comida pré-confeccionada.

Pegue em cada quadrado com um circulo de massa, com o dedo molhado em água passe por todo o rebordo, para facilitar a união da massa. Coloque duas colheres de chá de recheio no centro e faça uma das partes do circulo unir à outra, utilizando o próprio quadrado de papel vegetal para facilitar. Termine o pastel calcando com um garfo ao longo de todo o redobro.

Coloque cada um dos pasteis num tabuleiro de forno e pincele com gema de ovo.

Leve ao forno por 12 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e termine com um pouco de açúcar em pó por cima.

_____________________

 

Comentários

  1. Ficaram tão lindos, Sónia! Gosto muito de usar a maçã reineta nas receitas, pois tem um sabor agridoce que quando cozinhado é delicioso. Usu muito no Strudel de maçã.
    Esses pastelinhos devem ser uma delicia, e o que me agrada mesmo é a sua simplicidade.
    Beijinho e bom Domingo.;)

    ResponderEliminar
  2. Adoro sobremesas com maçãs... e se levarem massa melhor ainda: strudel, pastéis, tartes... não importa :)
    Esses ficaram mesmo com um aspeto divinal, já estou com água na boca :)
    Beijinhos e resto de bom domingo,

    Vânia

    ResponderEliminar
  3. E que bela ideia! Ficaram lindos esses pasteis!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Uma verdadeira maravilha estes pastéis. Ficaram lindos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que bonitos ficaram, e são bem fáceis de preparar!

    ResponderEliminar
  6. Estão lindos, super perfeitinhos e tão apetitosos!!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Excelente sugestão!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic