Avançar para o conteúdo principal

.

Frango do campo

Um dos meus comeres preferidos é mesmo frango com molho cor de laranja... Adoro pratos com molho! E frango com molho cor de laranja não é mais do que um frango estufado num molho de tomate com cenouras cortadas às rodelas. É ver-me delirar! E como 'quem sai aos seusnão degenera' a Joana podia comer este prato todos os dias. É vê-la molhar fatias generosas de pão alentejano (só o miolo) no molho alaranjado que inunda a 'chicha' e o arroz.

Claro está que assim que chegamos a Milfontes um dos primeiros passeios foi pelo mercado e as cebolas novas, as cenouras com rama e os grandes e amarelos frangos do campo nas bancas quase que gritaram 'leva-me' e eu trouxe-os comigo e fiz um banquete! Um verdadeiro festim de sabores do campo a que apenas juntei o famoso tomate e um pimento vermelho... Acho que nunca me tinha sabido tão bem... Foi um regalo ver a Joana comer. É um voltar ao básico, ao descomplicar. Adoro estar de férias!

____________________

Frango do campo

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 1/2 frango do campo (sem pele, cortado para estufar)

- 1 cebola nova

- 2 dentes de alho

- 2 folhas de louro

- 3 tomates grandes maduros

- 4 colheres de sopa de polpa de tomate de compra

- 2 cenouras grandes

- 1 pimento vermelho

- 1 cerveja (25 cl)

- sal qb (usei 1 colher de chá)

- azeite qb


Preparação:

Pique a cebola e os alhos e coloque num tacho com o louro e um fio de azeite. Deixe alourar e junte o tomate picadinho, sem pele e sementes. Adicione a polpa de tomate e deixe cozinhar um pouco o tomate.

Junte o frango temperado de sal, a cenoura cortada em rodelas e o pimento em cubos largos. Regue com a cerveja e deixe cozer e apurar em lume brando (com a tampa) cerca de 1 hora e 15 minutos (se utilizar um frango comum, de aviário reduza o tempo para metade, pelo menos).

Sirva acompanhado de arroz branco bem soltinho e umas batatas cozidas salteadas com um dente de alho, azeite e tomilho seco.

___________________

 

Comentários

  1. Ficou com tão bom aspecto esse frango...devia estar delicioso!
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. E eu que tenho um frango caseiro para fazer para domingo ainda não sei se faço estufado se no forno... Agora com esse teu post fiquei na duvida!!!! ;) Está maravilhoso!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de refeição e bem sei a que te referes, pois pratos com bastante molhinho, são também as minhas comidas preferidas e sou como a Joana, regalo-me a molhar o pãozinho no molho :)))!!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Um franguinho caseiro sabe sempre tão bem e com esse molho...hum que delícia!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Sabe tão bem uma receita de frango caseiro, ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  6. já consigo imaginar o pão alentejano com o molho, a Joana sabe o que é bom!!!

    ResponderEliminar
  7. Até eu fiquei com vontade de ter uma fatia de pão e provar o molho que falas...
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Mas que delícia de pratinho :D Tivesse eu uma fatia de pão e também molhava no molho :D

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D

    Passatempo a decorrer no meu blog! Podes ver aqui:
    http://omeubemestar.blogspot.com/2013/04/500-seguidores-e-um-desafio-vegetariano.html

    ResponderEliminar
  9. Olá...
    Que aspecto magnifico ;).... Adorei a tua sugestão e apresentação de 5 ***** :D.... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. O pao e o molho combinam muito bem no meu prato :-) e frango caseiro ou do campo é outra loiça :-)

    Beijinhos e boas férias!

    ResponderEliminar
  11. este frango esta verdadeiramente maravilhoso ..parabens bjinhos doces

    ResponderEliminar
  12. Pão alentejano com esse molho, vai lá vai só de imaginar nham nham...

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Esse frango ficou com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  14. E viva o Back to Basics!
    Há melhor do que comida caseirinha?! É uma perdição este frango do campo! Um amanhã para o jantar, por favor!
    Um beijinho,
    A Cozinheira
    http://danossacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Este frango está mesmo apetitoso! Colorido e com as batatas, fica bem substancioso!
    Bjos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  16. O franguinho, os legumes, o pão, o queijo, o peixe!!!Toda a minha terra é boa.....lol
    Essas pequenas coisas valem muito e a vida no campo tem mesmo regalias que por mais pequenas que sejam são uma delicia!!!Eu adoro a cidade como ja te tinha dito mas também sei dar o valor que aqui temos produtos sem igual e que tornam a vida mais simples e saudável!...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Maravilhoso. Depois desta descrição fantástica da tua ida ao mercado, da origem caseirinha dos ingredientes, sobretudo do franguinho amarelinho como eu gosto, do pãozinho alentejano que adoro de paixão... Isso é que são férias. Campo, repouso, boa gastronomia, simplicidade da Vida. Gostei. Continuação de umas excelentes férias.
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Pratos com molho ficam sempre muito mais ricos e apetitosos :) Este frango deve ser uma delicia e sendo do campo melhor ainda :)

    ResponderEliminar
  19. Obrigado por passarem por aqui, um enorme beijinho!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic