Avançar para o conteúdo principal

.

Desafio... Vegetariano!

Quem tem filhos sabe a dificuldade que é convencê-los a comer legumes… Não há aviãozinho que valha, não há distração suficiente que os faça deixar entrar uma garfada ou duas… Não vai lá com o exemplo, já que nós até comemos bastante legumes, não vai lá sobre a forma de puré, porque lhe dá vómitos. A única forma de os comer é na sopa e não há volta a dar.

Num rasgo de inspiração lembrei-me de outra solução – esconder os legumes. Disfarçá-los de forma não visível na refeição… E misturá-los com massa, algo que eles adoram com todas as energias! E assim nasceu esta massa, que já fiz na versão vegetariana e misturada com frango desfiado (sem os croutons) mas que fica soberba de qualquer forma, porque efetivamente o que lhe dá graça e sabor é o molho feito com couve flor e ervilhas. De uma assentada só resolvi dois problemas – o dos legumes no prato da Joana e a antipatia latente que o Mário tem por couve flor…

E porque resultou tão bem cá por casa e porque se tornou num dos pratos preferidos da família, resolvi partilhá-lo com todos, aproveitando para participar com ele no desafio vegetariano proposto pela Joaninha do blog Palavras que enchem a barriga.

Pais que me estejam a ler e que padeçam do mesmo problema, experimentem com as vossa crianças, vão gostar!

________________________

Tagliatelle com creme de couve flor e ervilhas com croutons de broa

[serve 2 pessoas]


Ingredientes:

- 40 gr de queijo parmesão

- 150 gr de couve flor

- 60 gr de ervilhas

- 1 pacote pequeno de natas (de soja ou normal)

- 40 gr de broa de milho

- 2 dentes de alho

- 1 colher de sopa de azeite

- 150 gr de tagliatelle

- sal qb


Preparação:

Coloque o tagliatelle a cozer em água fervente, temperada de sal, durante 7 minutos. Reserve.

Coloque o queijo parmesão no copo da Bimby e processe 10 segundos, velocidade 7. Retire e reserve.

Coloque 1 litro de água, com um pouco de sal, no copo da Bimby e coloque no cesto da Bimby a couve flor e as ervilhas e programe 15 minutos, varoma, velocidade 1.

Entretanto, corte a broa em cubos pequenos. Numa frigideira antiaderente coloque os dentes de alho picados, o azeite e os croutons e aloure ligeiramente. Reserve.

Entretanto, findo o tempo, escorra a água do copo da Bimby. Coloque no copo a couve flor e as ervilhas escorridas. Adicione o pacote de natas e o queijo ralado. Programe 10 segundos, velocidade 5 e rectifique temperos.

Para servir, envolva o tagliatelle no molho de couve flor e ervilhas, coloque num prato e polvilhe com os croutons e alho.


Alternativa de Preparação:

Coloque o tagliatelle a cozer em água fervente, temperada de sal, durante 7 minutos. Reserve.

Rale o queijo parmesão e reserve.

Coza a couve flor e as ervilhas em água com um pouco de sal, cerca de 10 minutos (tempo contado a partir do momento que ferver). Os legumes devem ficar cozidos, mas não desfeitos.

Entretanto, corte a broa em cubos pequenos. Numa frigideira antiaderente coloque os dentes de alho picados, o azeite e os croutons e aloure ligeiramente. Reserve.

Coloque a couve flor e as ervilhas escorridas, com o pacote de natas e o queijo ralado num liquidificador e processe até obter um molho cremoso (eu gosto de um pouco de textura, por isso, não passei totalmente). Rectifique temperos. Se nao tiver um liquidificador, pode esmagar os legumes com um garfo e juntar as natas e o queijo. Sem problema.

Para servir, envolva o tagliatelle no molho de couve flor e ervilhas, coloque num prato e polvilhe com os croutons e alho.

______________________

Comentários

  1. Eu sei o que passas, aqui por casa é a mesma coisa com os legumes, tenho que andar sempre a inventar :). Adorei a tua massinha estão realmente bem escondidos os legumes ao serem triturados e adicionados as natas.Muito bom.
    Beijinhos e uma óptima semana
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto super delicioso.
    Gostei muito.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta sugestão vegetariana!! Ficou com um aspecto delicioso!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que vou experimentar este molho lá em casa. Se não é na sopa e no púré, não comem nenhum!

    ResponderEliminar
  5. Ui...Aqui em casa os legumes também são sinónimo de "caras feias"....O que vale é que na sopa comem e adoram....Será preguiça de mastigar???
    Com este prato deste conta das tuas duas "crianças" aí de casa.....
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  6. É uma ideia muito interessante!
    Beijinhos e boa semana
    Paula

    ResponderEliminar
  7. A tua Joaninha gostou??? Pois se ela gostou, entao os meus tb vao gostar!! E mesmo que nao gostem, eu gosto de certeza!! Oh oh... E os croutons de broa que me deixaram maravilhada??
    Massinha boa tu fazes!!!
    Beijinho
    Mena.

    ResponderEliminar
  8. Que delícia de prato
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  9. E que bem os enganaste...
    Adorei essa massinha.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Que bela refeição, adorei e os croutons de broa, rica ideia :)
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada pela tua participação! :D Esse pratinho tem mesmo bom aspecto, pode ser que o não apreciador de couve-flor cá de casa também mude de ideias ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  12. Ficou tão lindo esse prato e super apetitoso digo-te já :)
    Fiquei cheia de vontade de o provar. E a Joaninha vai adorar.
    Também quero ver se participo no desafio, ando é com pouco tempo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Ai que boa ideia! E bela forma de disfarçar a couve flor! :-)

    ResponderEliminar
  14. Maravilhoso este prato, adorei a sugestão excelente!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Boa sugestão, muito bom esse prato.

    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Assim acho que até a mim me convencias a comer ervilhas ( bahhhh essas bolinhas verdes :P )
    Beijinho doce e boa semana amiga !

    ResponderEliminar
  17. Hum... Adorei esse desafio.

    A receita é maravilhosa, hein?

    Adorei,

    Um abraço, Fábio.

    ResponderEliminar
  18. Uma óptima participação e uma bela refeição!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Minha linda,

    Também sofro desse mal !
    Um não gosta de uma coisa, outro não gosta de outra coisa, só eu gosto de quase tudo ! :)))

    Acho que foste uma super-mulher em arranjar uma forma de iludir os paladares e levá-los a deliciarem-se com essa tua fantástica massinha!

    Eu adorei amiga, comeria com todo e imenso prazer ! :)

    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic