terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia mundial do pão

Hoje é o dia mundial da alimentação e do pão! E tendo um blog de culinária, não poderia deixar passar a data em branco...

Desta feita, deixo-vos uma receita que fez sucesso aqui por casa. De tal forma que não deixámos sequer arrefecer... E foi comida imediatamente depois de sair do forno!

Não fosse demorar tanto tempo a fazer e confesso que repetia-a agora mesmo! Mas quando chegasse a comer, já não seria dia mundial do pão... Por isso, o melhor será ficar para outra oportunidade...

E com esta receita participo pela primeira vez no World Bread Day, a 7ª edição promovido pela Zorra!

Espero que gostem!

____________________________

Focaccia




Ingredientes:




Para o pão:

- 200 gr de farinha T65

- 10 gr de fermento de padeiro

- 150 gr de água

- 1/2 colher de chá de sal




Para levedar:

- 2 colheres de sopa de azeite + algum para untar as mãos




Para a cobertura:

- 3 dentes de alho

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 colher de sopa de tomilho seco




Preparação:

Juntar todos os ingredientes do pão no copo da Bimby e programe 5 minutos, velocidade espiga. Em alternativa, misture toos os ingredientes à mão num recipiente.Retire esta massa (que terá uma consistência bastante pegajosa) para um recipiente untado com uma colher de sopa de azeite. Tape e deixe repousar 1 hora.

Findo o tempo, puxe as pontas da massa para dentro (coloque um pouco de azeite nas mãos para facilitar). Deixe repousar mais uma hora e adicione às laterais da massa, em contacto com o recipiente, mais uma colher de sopa de azeite.

Findo o tempo, volte a puxar as pontas da massa para o centro e deixe levedar mais uma hora.

Findo o tempo, a massa deverá estar cheia de bolhas de ar. Transfira a massa para um tabuleiro de forno polvilhado de farinha, tape e deixe repousar 10 minutos. Com as pontas dos dedos achate a massa até formar um rectângulo. Faça de forma a não rebentar as bolhas. Cubra uma vez mais e deixe repousar mas 10 minutos.

À parte, esmague bem 3 dentes de alho com 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de tomilho seco. Regue a massa com esta mistura. Tape uma ultima vez e deixe repousar mais 10 minutos.

Pré-aqueça o forno a 240º. Coloque a foccacia a cozer por 15 a 20 minutos.

___________________________

 

3 comentários:

  1. Adoro focaccia e com a consistência e textura com que esta ficou, posso imaginar porque é que desapareceu tão rapidamente!!
    Ficou excelente!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Perfect Focaccia, well done. Thank you for baking for Word Bread Day . Hope you will join us next year again!

    ResponderEliminar