Avançar para o conteúdo principal

.

Ainda meloa

Desde que voltei ao trabalho o tempo parece que encolheu... Se já 24 horas me pareciam curtas para as inúmeras tarefas diárias, agora, quando dou conta, o dia já terminou...

Pela lei das prioridades que regem todas as mães, a Joana e tudo o que lhe diga respeito acaba por vir em primeiro lugar. Depois vem o trabalho que paga as contas e depois tudo aquilo que gosto de fazer e que deixei de ter tempo para... O blog inclusive... E resta-me olhar com nostalgia diária para os blocos de notas carregados de apontamentos de receitas... E para as fotos à espera de serem publicadas... E adiar por tempo indeterminado as histórias que tinha em mente partilhar...

Por todas estas razões, esta receita só agora veio aqui parar ao blog... Não consegui esperar pelo próximo Verão para a publicar. Tenho esperança que ainda consigam encontrar meloas à venda... Porque este doce vale cada km que se faça em busca da fruta que lhe dá origem...

A inspiração chegou, mais uma vez, dos pequenos almoços da Quinta do Chocalhinho onde provei pela primeira vez este doce. Confesso que o fiz a medo apenas e só pelo facto de não apreciar meloa enquanto fruta. Mas depois de experimentar, sabia que assim que chegasse a Lisboa tinha de tentar replicar o sabor deste doce. Um doce tão bom que passou a ocupar o primeiro lugar nos meus doces preferidos, relegando para segundo lugar o doce de pêra.

Espero que gostem... Ainda que adiem a sua feitura para o próximo Verão...

________________________

Doce de laranja e meloa




Ingredientes:

- 1,150 kg de meloa descascada

- 1 kg de açúcar

- raspa de uma laranja

- sumo de duas laranjas




Preparação:

Coloque todos os ingredientes ao lume e deixe atingir o ponto em lume brando. Este doce demorou 1 hora e meia a fazer. Deve vigiar e não deixar passar o ponto. Eu verifico o ponto colocando uma colher de doce num pires. À medida que for virando o pires, o doce deve começar a prender, isto é, a resistir a descer. Não se esqueça que depois de frio também prende um pouco mais.

____________________________

 

Comentários

  1. Nem sempre conseguimos esticar o tempo ...
    Mas valeu a pena esperar , porque esse doce esta com uma cor linda!
    vou com certeza fazer!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Tudo se há-de cômpor e organizar, dá tempo ao tempo :)
    O doce ficou lindo!

    ResponderEliminar
  3. vê-se que ficou com uma textura fantástica, que delícia!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic