Avançar para o conteúdo principal

.

Iogurtes

Gosto de iogurtes... Prestam-se a uma infinidade de pratos e misturam-se com uma enormidade de sabores! É versátil, saboroso, saudável, enfim, um alimento completo... O único inconveniente é mesmo o seu preço! É absolutamente incrível o preço que levam pelos iogurtes...

Desde que comprei a Bimby, não voltei a comprar iogurtes... Depois de perceber como se podem fazer e os truques implícitos para que corram bem, não voltei a comprar mais nenhum... É efectivamente simples, rápido e económico e em pouquíssimo tempo se pode preparar uma 'fornada' de iogurtes para a semana.

Claro está que quem não tem Bimby também pode fazer iogurtes... Neste caso, a facilidade da Bimby é cozinhar à temperatura que queremos e poder pulverizar as frutas que quisermos, rapidamente, tudo no mesmo recipiente. Mas tudo se faz. Deixo dicas:

- não necessita de comprar uma iogurteira... Depois da iogurtes feitos basta enrola-los numa manta polar e mantê-los a fermentar de 8 a 12 horas. Para mantê-los em ambiente quente costumo ligar o forno cerca de 5 minutos na temperatura 60º. Findo o tempo apago-o e coloco lá os iogurtes bem tapados.

- a temperatura do leite deve ser 50º. Os bichinhos do iogurte precisam de calor, mas em excesso morrem. Se fazerem sem Bimby, atenção a este pormenor.

- a validade dos iogurtes é igual à validade do iogurte natural que adicionam.

- os recipientes onde guarda o iogurte devem ser esterilizados. Eu coloco-os no micro-ondas durante 2 minutos na temperatura máxima.

- pode comprar estes copinhos em bazares ou lojas da especialidade. Sugiro, como alternativa, comprar no supermercado os iogurtes Suíços EMMI que têm tampa de plástico. Come o conteúdo e ainda recicla a embalagem!

- frutas com muita água, como o morango, normalmente talham o iogurte quando misturadas enquanto polpa. Para ultrapassar a questão, faço um iogurte natural ligeiramente açucarado e coloco ou no topo ou no fundo um doce feito com os morangos. Este doce não precisa de ter o ponto de um doce normal. Pode ser mais ligeiro (misturar açúcar e morangos ao lume até levantar fervura basta) já que ao tempo de conservação necessário será menor. Outra opção será fazer com gelatina, tipo 'Petit Suisse'.

- os resultados com iogurte magro não são tão bons. Utilize leite meio gordo.

- os iogurtes naturais cremosos não têm o mesmo resultado.

Aventure-se a fazer as suas misturas preferidas! E garanta uma alimentação mais saudável e em conta!

______________________________________________________

Iogurte de Menta, Chocolate de Leite e Cardamomo

[serve 8]

Ingredientes:

- 900 gr de leite meio gordo

- 100 gr de chocolate de leite

- 10 gr de folhas de menta frescas

- 3 grãos de cardamomo verde

- 40 gr de açúcar

- 50 gr de leite em pó (utilizo molico magro)

- 1 iogurte natural

Preparação:

Lave as folhas de menta e coloque no copo da Bimby. Junte os grãos de cardamomo esmagados com as costas de uma colher e o leite. Programe 10 minutos, 90º, velocidade 1. Findo o tempo, coe o leite para um recipiente e deixe arrefecer cerca de 30 minutos ou até atingir os 50º.

Junte o chocolate cortado em cubos e o açucar e programe 1 minuto, velocidade 7.

Adicione o leite em pó e o iogurte e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Distribua por copinhos esterilizados e envola numa manta polar e deixe fermentar 10 horas em ambiente quente.

Coloque no frio findo o tempo.

Alternativa de preparação:

Coloque o leite a ferver com as sementes de cardamomo esmagadas e as folhas de menta. Deixe arrefecer até estar morno, isto é, conseguir lá colocar um dedo. Coe o leite e coloque num liquidificador com o chocolate partido em quadrados e o açúcar. Adicione o leite em pó e o iogurte e misture bem.

Distribua por copinhos esterilizados e envola numa manta polar e deixe fermentar 10 horas em ambiente quente.

Coloque no frio findo o tempo.

______________________________________________________

 

Comentários

  1. Pois é. Tenho a bimby há poucos meses mas nunca fiz lá iogurtes. Tenho uma iogurteira caseira, feita pelo meu marido. Simples: uma caixa de cartão (tipo as das resmas de papel) forrada com papel de aluminio, incluindo a tampa (para evitar perdas de calor), uma lâmpada de 25w na tampa, com o respetivo fio para ligar á tomada e já está! è só prepara os iogurtes (1 iogurte natural e 1 litro de leite), colocar em copinhos e ficar na iogurteira 12 a 15 horas.

    ResponderEliminar
  2. Iogurtes nunca fiz, mas ando tentada a experimentar.
    bjs
    Zezinha

    ResponderEliminar
  3. Ioguertes nnca fiz porque tenho medo de não gostar e que saiam mal

    ResponderEliminar
  4. Esta combinação de ingredientes, exótica e original, soa deliciosa. Tenho que experimentar!

    Tenho iogurteira e já fazia iogurtes (natural açucarado) em casa antes de ter a Bimby. Uso sempre leite Vigor gordo ou meio gordo.
    Com a Bimby, tenho a vida facilitada porque tenho uma nova panóplia de sabores.

    ResponderEliminar
  5. Onde compra esses iogurtes da Emmi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Estes iogurtes encontram-se em grandes superfícies, tipo Jumbo ou continente na zona dos iogurtes. Vai reconhece-los por terem uma embalagem de vidro e tampa branca de plástico. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Para os miudos levarem na lancheira para a escola, tenho receio que partam os frascos de vidro, agora comprei os copos com tampa para guardar o leite materno, são de acrilico, dão para esterilizar e reutilizar. Vou experimentar como ficam.

      Eliminar
  6. Bom dia, primeiramente parabéns pelo blog! Tenho Bimby e fazia os iogurtes, parei durante algum tempo, nunca ficaram mt sólidos, mas o suficiente e gostosos. Fazia-a receita base, fazendo por vezes variações nos sabores. No entanto deixei de fazer durante algum tempo, e como lá em casa andavam a pedir para os fazer novamente, recomecei. NÃO FIQUAM SÓLIDOS. Não percebo onde estou a errar...pré aqueço o forno,pré aqueço o forno a 50º,envolvo numa manta polar e + um abafador, 50gr de leite em pó Molico, cheguei a fazer com iogurte grego natural e açucarado, ou outra marcar qualquer, NÂO sei onde estou a errar... :( é deveras um enigma que não consigo resolver...Dia Feliz!

    ResponderEliminar
  7. Olá, estas sugestões são fantásticas, principalmente a forma rápida de esterilizar os frascos no micro-ondas. Eusempre fiz iogurtes na iogurteira e ficaram bons: 1l leite meio gordo 1 iogurte natural ou de aromas e 2c de sopa de açucar. Não deitava leite em pó e eles solidificavam no fim das 10 horas de fermentação na iogurteira. Agora com a bimby faço a mesma receita, mas sigo os passos da receita base e uso leite sem lactose do LIDL, porque a minha filha é intolerante, ponho é a fermentar na iogurteira, saem sempre bem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic